quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prudência


Prudência = Serenidade de espirito moderação, tino, cautela, precaução.
A bíblia nos diz: Provérbios 9:10 – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a Prudência.
Quando andamos com Deus, conhecemo-lo, sua doutrina, ou seja, o que Ele quer que façam de forma que o agrada. E conhecendo seus ensinamentos, evitamos praticar algumas ações que Ele nos proibi, caso desobedecemos há um castigo por nossa desobediência, portanto essa ideia que muitos dizem que Deus não castiga e enganosa, pois Deus castiga quem Ele ama, e por querer-nos bem , e passamos a ser filhos Dele, é claro que Ele tem todo direito e dever de nos punir. E essa correção, vem com um castigo para aprendermos a lição. Todo pai  quando o filho faz algo que o desagrada ele corrige, assim mesmo é Deus.
Em outro versículo nos chama a atenção sobre a prudência, Provérbios 3:5 “Confia no Senhor de todo teu coração, e não confies em tua prudência”. Tem indivíduo que se acha, quer ultrapassar, Deus, por achar que conhece toda a palavra escrita de Deus. Devemos ter cuidado com esses, porque eles são perigosíssimos, vivem em caminhos escorregadios, tem lábios que podem levar uma multidão a ruina, esses são os verdadeiros lobos devoradores que fala na bíblia. Porque eles não confiam na palavra, mas sim em seus conhecimentos que ultrapassam o temor a Deus. A nossa prudência, ou seja, o nosso temor a Deus deve ser medido, calculado, pondo limites em nossas atitudes ou condutas diárias.
Paulo por conhecer a Deus disse: I Corintios 5:6 – “Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são permitidas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas.
Percebe este versículo, como Paulo reverenciava a palavra de Deus, isso significa prudência. Ele sabia que Deus estava com Ele, mas também sabia até onde podia ir.
Veja outro exemplo de prudência dentro da bíblia.
João Batista, por conhecer Deus e a sua palavra, reverenciou de forma louvável Jesus, quando este andava aqui na terra, pois João pregava dizendo: Marcos 1:7 Após mim vem àquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me desamarrar a correia das suas sandálias. Imagine se Jesus viesse hoje a terra teríamos muitos usurpadores convidando-o a se sentar a mesa com eles. Pessoas indignas de recebê-lo ou pronunciar-se seu Nome. Que Deus tenha misericórdias desses tais. Para esses Jesus disse: Mateus 23:27 “ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas porque sois semelhantes aos sepulcros caídos, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia”.
Escribas – são os doutores que interpretam a lei divina entre os povos.
Fariseus – também são homens que dizem ser de grande santidade, claro hipocritamente se ostentam.
Atenção – Se alguém vem até você, com palavras lisonjeiras, dizendo que Deus irá te dar isso e aquilo, duvide-se desse, jamais algum ser humano dá ou tem autoridade divina de pronunciar tal coisa. Porque tudo está nas mãos de Deus, e Ele dará a cada um segundo sua vontade. Deus não tem obrigação de ouvir ninguém, mas Ele ouve aquele que lhe agrada. E o que o agrada é: Levítico 19:2 “... Sede Santos, porque Eu, o Senhor vosso Deus, Sou Santo”.
Percebemos que a riqueza de Deus não é a riqueza dos homens, porque Ele disse: Lucas 12:29/34,  29 “ Não andeis indagando sobre o que comer ou o que beber, e não andeis inquietos”. 34 “Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí também estará o vosso coração”.
Mateus 21:22 “ E tudo quanto pedirdes em oração crendo, recebereis”.
Diante dessas palavras quem se atreve a pedir riquezas.
Ai você me pergunta, mas por que Ele disse, “Tudo quanto pedirdes em oração crendo recebereis”. È para ver até onde vai o seu temor, a sua obediência e a sua santidade.
Lembra quando Jesus foi tentado pelo diabo no deserto momento algum Ele se atreveu a pedir livramento a Deus, Ele Jesus suportou tudo com santidade e temor.
A riqueza que Deus nos promete dar é riquezas espirituais, ou seja, o amor; prudência; obediência; sabedoria; conhecimento; paz; felicidade; salvação; humildade; orientação; esperança; multiplicação; segurança; entendimento; coragem; saúde; consolo; força; paciência; e por fim o céu.
Conheça melhor seu Deus lendo seus escritos na Bíblia Sagrada, lá é aonde você encontra-o de verdade. O Espírito Santo estará do seu lado fazendo com que você compreenda as palavras santificadas de Deus.
Prª. Ana Ester C.A.Gadioli.